Em razão das chuvas intensas entre os dias 24 e 25 de fevereiro de 2024, a prefeitura de Joinville declarou situação de emergência, conforme decreto 58.790. Moradores de Joinville afetados pelas chuvas e com imóvel cadastrado na Lista de Endereços disponibilizada pela prefeitura poderão solicitar o Saque Calamidade do FGTS até o dia 30 de junho.
O trabalhador pode fazer o pedido acessando o aplicativo FGTS e seguir os seguintes passos:
- Clique no card “Solicitar seu saque 100% digital” ou no menu inferior “Saques”;
- Selecione “Solicitar saque”;
- Clique em “Calamidade pública”;
- Realize o procedimento de segurança informando login e senha, caso seja necessário;
- Leia sobre as condições e documentos necessários ao saque e clique em “Solicitar Saque”;
- Informe o nome do município e selecione-o na lista;
- Selecione o tipo do comprovante de endereço.
- Digite o CEP e número da residência;
- Encaminhe os seguintes documentos:
– Documento de identidade;
– Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade; - Tire uma foto de rosto segurando o documento de identificação;
- Confira os documentos anexados e confirme;
- Selecione a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital Caixa Tem, ou outro banco e envie a solicitação.
A Caixa irá analisar a solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.
O saque calamidade é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar parte do saldo da conta do FGTS, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00, por necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural que tenha atingido a área de residência. O valor é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado pelo governo do Distrito Federal, município ou estado.