Trabalhadores afetados pelas fortes chuvas e inundações no Rio Grande do Sul estão autorizados a solicitar o Saque Calamidade do FGTS. Para a liberação, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência apresente à Caixa Econômica Federal a declaração das áreas afetadas pelo desastre.
Clique aqui e confira a lista de cidades já habilitadas pela Caixa.
Para solicitar o Saque Calamidade, o trabalhador deverá acessar o aplicativo FGTS e seguir os seguintes passos:
- Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
- Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
- Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
- Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
- Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
- Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
- Sacar presencialmente.
- Faça Upload dos documentos requeridos;
- Confira os documentos anexados e confirme.
A Caixa irá analisar a solicitação e, caso esteja tudo certo, o valor será creditado na conta.
Os documentos requeridos no passo 6 são: documento de identificação e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido nos últimos 120 dias anteriores à calamidade.
O saque calamidade é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar parte do saldo da conta do FGTS, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00, por necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural que tenha atingido a área de residência.