As empresas e cooperativas do agronegócio que tiverem interesse em obter ou renovar o Selo Agro Mais Integridade no ciclo 2023/2024 já devem se preparar para cumprir os requisitos de avaliação e habilitação. Abertas em 1º/3, as inscrições estão disponíveis até 2/6/2023, devem seguir a Portaria MAPA 542/2022.
O selo foi criado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para reconhecer empresas e cooperativas do agronegócio que desenvolvam práticas de integridade, ética, responsabilidade social e sustentabilidade, adotando políticas de governança e gestão capazes de evitar desvios de conduta e mitigar práticas de fraude, suborno e corrupção (integridade). Para concorrer ao selo, as empresas ou cooperativas do agronegócio devem demonstrar requisitos sob o enfoque Anticorrupção, Trabalhista e de Sustentabilidade.
A premiação, cuja primeira edição ocorreu em 2018, vem se consolidando e disseminando boas práticas de integridade e sustentabilidade no agronegócio. Entre os principais objetivos do selo estão o apoio e o fomento à implantação de políticas de integridade pelos estabelecimentos agropecuários, o reconhecimento e a divulgação dos esforços das cadeias produtivas do agronegócio no que tange à Sustentabilidade, Responsabilidade Social, Ética e Integridade e a sinalização de boas práticas de integridade e ética ao mercado internacional.