O Martinelli Advogados é a primeira instituição não-cooperativa a receber liberação para utilizar o selo “Somos Coop”, disponibilizado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Trata-se de um reconhecimento para empresas e institutos que valorizam e apoiam o cooperativismo no Brasil.
A liberação do selo é fruto da parceria do nosso escritório com a OCB, que representa os interesses das cooperativas junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O Martinelli representa a OCB junto ao Conselho Federal de Contabilidade e ao International Accounting Standards Board, tendo atuado de forma decisiva para pleitear a mudança na classificação das quotas do capital social como patrimônio líquido das cooperativas.
Entre os destaques no mercado, estão as cooperativas de agronegócio. Dados do IBGE apontam que o cooperativismo agropecuário é responsável por 48% do PIB agrícola do Brasil. Segunda a OCB, existem mais de 1.600 cooperativas ativas no país, que reúnem mais de um milhão de associados e geram cerca de 198 mil empregos. Além disso, se as 300 maiores cooperativas do mundo fossem um país, seria a 9º maior economia mundial.