Cada vez mais setores econômicos estão aderindo ao movimento de desbancarização. Com ele, empresas e cooperativas de todos os setores se transformam em agentes financeiros para sua cadeia de valor, passando a financiar clientes, fornecedores e colaboradores.
A desbancarização é resultado da busca por modelos de investimento mais rentáveis, num cenário de taxas de juros baixas e alta liquidez no mercado. Como o mercado de crédito é altamente concentrado, a concorrência de crédito é limitada. Isso cria uma mola propulsora para aplicação do patrimônio em novas e rentáveis oportunidades de investimento.
As cooperativas que aderem à desbancarização são capazes de aproveitar sua base de clientes e fornecedores para oferecer serviços financeiros e de crédito, rentabilizando mais o capital e gerando mais valor aos seus cooperados.
O cenário econômico atual aponta para necessidade cada vez maior de as cooperativas lastrearem a captação de recursos nos seus próprios recebíveis, o que está completamente alinhado com as mudanças regulatórias mais modernas e que fortalecem esse movimento em prol da concorrência de crédito.
Pela característica da sua operação, a desbancarização tem especial apelo entre as cooperativas, pela sua forte característica de inserção social e econômica nas cidade em que estão presentes, e pela extensa cadeia de valor que movimentam.
O Martinelli Advogados realizou um levantamento junto a players do mercado que adotaram a prática, e preparou um e-book que demonstra como a desbancarização pode ajudar empresas e cooperativas de todos os setores.
Clique no botão abaixo para acessar o e-book exclusivo do Martinelli Advogados: