Com o fortalecimento da agenda ESG, o cooperativismo tem dedicado cada vez mais atenção a uma visão integral de sustentabilidade, manifesta tanto na atuação de mercado quanto na governança corporativa.
ESG é uma sigla em inglês para “Environmental, Social e Governance”, que expressa os três pilares da sustentabilidade (meio ambiente, social e governança). A agenda vem ganhando cada vez mais força diante do aumento de signatários dos seus conceitos e práticas, que possibilitam avaliar o cumprimento de preceitos sustentáveis no dia a dia.
A agenda ESG gera um índice que permite, com indicadores e métricas, avaliar a evolução dos critérios para desenvolvimento sustentável em critérios do meio ambiente, social e governança empregados pela cooperativa.
Essa agenda positiva também deve estar no planejamento estratégico das cooperativas para os próximos anos, estabelecendo compromissos de curto, médio e longo prazo para cada um dos seus pilares, levando em conta o mercado de atuação e o perfil dos cooperados e clientes, para assim estabelecer de forma concreta o caminho que será percorrido para atingir o resultado esperado.
Importante que as cooperativas percebam a importância do tema, pois a agenda ESG está conectada com seus negócios, e é uma nova forma de se apresentar ao mercado com cultura positiva e propósito forte.