O Open Banking é um conjunto de regras e tecnologias que vai permitir o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras por meio da integração de seus respectivos sistemas mediante o consentimento do próprio cliente. Para as instituições financeiras, inclusive as cooperativas de crédito, a proposta de Open Banking auxilia na competição entre o mercado, estimulando a concorrência em novos produtos e serviços.
A partir do dia 13 de agosto, entrou em vigor a segunda fase do Open Banking, onde os clientes podem autorizar o compartilhamento de seus dados e informações sobre suas transações financeiras com outras instituições. O sistema possibilitará que clientes conheçam o negócio e os benefícios que as cooperativas de crédito apresentam, fortalecendo ainda mais o sistema cooperativista.
Nos últimos anos, as cooperativas de crédito já buscavam investir em ferramentas tecnológicas, digitalização de seus processos e inovação em geral. Tal investimento auxilia na experiência do cliente associado e prepara o campo para os avanços da tecnologia e da própria regulação financeira. Não é raro, por exemplo, verificarmos a utilização de tecnologias como reconhecimento facial, atendimento digital, uso de tokens e fatores de autenticação em diversas cooperativas do ramo.
Com o avanço do Open Banking e o crescente investimento em inovação, espera-se, em um futuro próximo, que as cooperativas de crédito atuem lado a lado de grandes players do mercado, comprovando o valor do sistema cooperativista e a alta qualidade nos produtos e serviços oferecidos.
Maísa Beatriz Antoniazi Evangelista
(Advogada em Direito Digital do Martinelli Advogados)