Todos os anos, o primeiro sábado do mês de julho marca o Dia Internacional do Cooperativismo. Pensando no papel das cooperativas na superação dos desafios da pandemia da COVID-19, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) definiu que o tema de 2021 é “Juntos reconstruímos melhor”. O dia é celebrado desde 1923, e no centenário da ACI, em 1995, foi oficialmente proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Mesmo com todas as dificuldades trazidas pela pandemia da COVID-19, o cooperativismo tem muitos motivos para comemorar nesse dia especial. Em todo o mundo, já há mais de 3 milhões de coops. Cerca de 12% da população global está vinculadas a elas – uma a cada seis pessoas do planeta. As cooperativas geram 10% de todos os postos formais de trabalho existentes no globo. No Brasil, os números também são expressivos. São mais de 15,5 milhões de trabalhadores nas 5,3 mil cooperativas brasileiras, que ainda empregam mais de 425 mil pessoas.
O presidente do Sistema OCB, Márcio Freitas, resume o sentimento desse dia especial: “Neste ano, o objetivo é simples: mostrar como as coops de todo o mundo estão enfrentando a crise causada pela covid-19 com solidariedade e resiliência, oferecendo às comunidades uma recuperação centrada nas pessoas e que respeita o meio ambiente”. Em outras palavras, trata-se de demonstrar que o modelo de negócios do cooperativismo – centrado nas pessoas, baseado nos valores do movimento, na responsabilidade social e no senso de comunidade – permite reduzir as desigualdades e criar prosperidade comum a todos.
O Sistema OCB vai celebrar esse dia um pouco mais cedo: a comemoração será em 1º/7, a partir das 17h, com um encontro virtual. No evento, serão celebradas as iniciativas do Dia C, movimento de iniciativas voluntárias e transformadoras. Acompanhe a live no canal da OCB no YouTube: https://www.youtube.com/c/SomosCoop.
Fonte: Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)