O governo do estado do Paraná lançou nesta quinta-feira (3) o primeiro fundo estatal para financiamento do agronegócio, o FIDC Agro Paraná. Pioneiro deste movimento no país, o estado lançou o projeto na B3 já com o aporte de R$ 150 milhões para constituição do fundo.
O instrumento Fidc/Fiagro será utilizado para apoiar a cadeia do agronegócio do Paraná, e contará com recursos do estado para fomentar essas operações. O projeto vem em boa hora, alinhado com a evolução do mercado de capitais no Brasil e passa a ser um instrumento que visa substituir parte dos recursos, já escassos, do Plano Safra.
A estrutura não deve se limitar a apenas um fundo, com o governo colocando em perspectiva o lançamento de novos fundos para o futuro. Em discussão na Secretaria da Fazenda, por exemplo, está o projeto da utilização dos créditos de ICMS das empresas que poderão se fazer valer desses recursos.
O projeto, idealizado pelo Governo do estado, junto da Fomento Paraná e Invest Paraná, também conta com a Suno Asset, gestora do fundo, e o Banco Genial, administrador fiduciário.
Nosso escritório esteve presente no evento e acompanhou o lançamento desse instrumento que deve ser muito relevante para o agronegócio paranaense.


