MINAS GERAIS ALTERA LEGISLAÇÃO DO ICMS SOBRE OPERAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA ENTRE ESTABELECIMENTOS DO MESMO TITULAR

Por:
Públicada em: quinta-feira, novembro 7, 2024

O estado de Minas Gerais publicou ainda em outubro o decreto 48.930/2024 que consolida as regras sobre a tributação e transferência de créditos de ICMS em operações de transferência entre estabelecimentos do mesmo titular, previstas na lei complementar 204/2023 e no convênio ICMS 109/2024.

Dentre as principais alterações trazidas pela nova legislação, destacam-se:

  • Possibilidade de equiparação da operação de transferência entre estabelecimentos do mesmo titular a operação sujeita à ocorrência do fato gerador do ICMS, para todos os fins;
  • Na hipótese de aplicação da não incidência de ICMS sobre a operação de transferência entre estabelecimentos do mesmo titular, a previsão de novos critérios para mensuração do crédito a ser transferido para o estabelecimento destinatário da mercadoria
  • Na hipótese de contribuinte detentor de Regime Especial de Tributação (RET) aplicável a operação de transferência entre estabelecimentos do mesmo titular, a obrigação de formalização até 30/11/2024 da opção de equiparação a fato gerador, sob pena de revogação automática do RET a partir de 01/11/2024.

A opção de equiparação a fato gerador será anual e irretratável para todo o ano-calendário, alcançando todos os estabelecimentos do contribuinte localizados no território nacional. Para o ano de 2024, a opção pela equiparação a fato gerador poderá ser feita até 30/11/2024, produzindo efeitos retroativos a partir de 01/11/2024.

A nova legislação trouxe ainda que a opção de equiparação a fato gerador não implica cancelamento ou modificação dos benefícios fiscais ou diferimentos concedidos pela unidade federada de origem ou destino.

Em caso de dúvidas, entre em contato com um de nossos especialistas:

Bruno Davis | [email protected]

Laura Diniz | [email protected]

FALE COM A NOSSA EQUIPE




    MG altera legislação do ICMS sobre transferência entre estabelecimentos do mesmo titular

    Cadastre-se agora!

    Deixe seu email para receber novidades do Martinelli.