Martinelli Updates

Itambé agora | Bancos podem compartilhar dados cadastrais e financeiros; Entenda de seus clientes

Compartilhar:

Fonte: Itambé Agora | Publicado em 13/8/2021 | Clique aqui e veja a publicação original

Está prevista para esta sexta-feira (13/8), a segunda fase do projeto Open Banking, uma das mais esperadas etapas do processo liderado pelo Banco Central do Brasil. A partir dessa data, os correntistas deverão decidir sobre o compartilhamento dos seus dados cadastrais e transacionais referentes às operações de crédito, conta depósito e cartão de crédito com outras instituições financeiras. Inicialmente prevista para 15/7/2021, a fase foi adiada em virtude de pedido das próprias instituições financeiras, para finalização dos testes. As etapas seguintes devem acompanhar o cronograma original proposto pelo Banco Central.

É necessário destacar ainda que a decisão é do correntista, e o seu consentimento é a base para essa nova fase.

Os efeitos esperados são positivos, e estão relacionados principalmente à democratização e concorrência do crédito, uma vez que a circulação de informações favorecerá a análise de crédito, que poderá se valer de informações históricas que até então eram de posse de apenas uma instituição financeira.

A nova fase é lastreada em muita tecnologia e processos para assegurar que a movimentação de dados seja segura, considerando que toda a troca de informações será feita através de APIs (Application Programming Interfaces) pelas instituições financeiras, fazendo com que o Open Banking funcione como um sistema bancário aberto. Na esteira da implementação das fases do projeto, a tecnologia é elemento fundamental para evitar que ocorram fraudes e vazamento de dados.

O Open Banking tem quatro fases, e o Banco Central prevê que todas estejam concluídas até dezembro de 2021. A partir dessa etapa de consentimento, os consumidores podem ter acesso também aos serviços de pagamento fora dos bancos. Na medida em que as fases do projeto forem concluídas, o consumidor poderá também compartilhar dados a respeito de outros serviços financeiros, como seguro e previdência, permitindo que ocorram muitos movimentos no mercado para melhor atender os clientes do setor.

A convergência entre regulação financeira, crédito e tecnologia que estamos vivendo aumenta a expectativa sobre o futuro do sistema financeiro. A dúvida não é mais “se”, mas sim apenas “quais” serão os novos produtos e formas de fazer negócio no setor financeiro.

// Fonte: Martinelli Advogados

Clique e confira a reportagem.

Como podemos ajudar?

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe.

Ver Updates Relacionados

Segundo o Martinelli Advogados, a atualização da NR-1 aumenta a responsabilidade das empresas sobre a saúde mental dos empregados A atualização da Norma Reguladora 1 [...]

A aprovação pelo Senado, no último dia 03 de dezembro, do Projeto de Lei (PL) nº 658/21, que regulamenta a produção e o uso de [...]

plugins premium WordPress