Martinelli Updates

FEMUSC Jovem celebra 10 anos de formação musical gratuita para adolescentes

Compartilhar:
Em 2025, o FEMUSC Jovem, parte do Festival de Música de Santa Catarina, comemora 10 anos de história. Voltado para adolescentes de 13 a 18 anos com experiência prévia em música, o projeto oferece uma imersão intensiva no aprendizado instrumental e na prática orquestral, com atividades diárias no SESC Jaraguá do Sul (SC). O programa ainda oferece alimentação, transporte para atividades externas e materiais didáticos para os 80 alunos.
 
Os alunos do FEMUSC Jovem se dividem entre aulas práticas de diversos instrumentos, incluindo violino, contrabaixo, violoncelo e viola, além de madeiras, metais, percussão sinfônica e percussão corporal. Na segunda semana da programação, os jovens terão aulas conjuntas com estudantes do programa intermediário do FEMUSC e realizarão concertos didáticos abertos ao público. 
 
“Quero continuar estudando violino para sempre!”, diz a aluna Josiane Milbratz, de 18 anos, que está no seu último ano de FEMUSC Jovem. Josiane é natural de Jaraguá do Sul e conheceu o instrumento aos 10 anos, enquanto aluna do FEMUSCKINHO. Desde então, ela não perdeu nenhuma edição do Festival, onde também fez aulas de contrabaixo, e se preparou para levar o violino para a vida.
 
As principais apresentações da orquestra do FEMUSC Jovem incluem o Concerto para Famílias e o Concerto de Câmara, às 10h e às 12h do dia 18 de janeiro, no Pequeno Teatro da SCAR, e uma participação especial no Concerto de Gala, no dia 23 de janeiro, no Grande Teatro da SCAR. O programa encerra no Concerto Final, às 12h do dia 25 de janeiro, também no Grande Teatro da SCAR. 
 
O FEMUSC Jovem é um espaço de desenvolvimento de talentos musicais. “Muitos de nossos alunos começam no FEMUSCKINHO, passam pelo FEMUSC Jovem, entram para grandes orquestras e retornam ao Festival como professores”, destaca Vera Lúcia Ferruzzi Possari, coordenadora pedagógica. A equipe docente conta com o maestro Jorge Scheffer e professores renomados de diversas especialidades instrumentais, garantindo a alta qualidade da educação musical acessível.
 
Por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), Ministério da Cultura e Governo Federal, o FEMUSC conta com o patrocínio das empresas WEG, Rede Itaú, Grupo Elian, BTG Pactual, Duas Rodas, Martinelli Advogados e Zanotti, e o apoio das empresas Agricopel, Auto Elite, Urbano Alimentos, WPA, Unisociesc e IFSC Santa Catarina – Campus Jaraguá do Sul – Centro – Santa Catarina.  
 
O FEMUSC é uma realização da SCAR – Centro Cultural, Instituto FEMUSC e Prefeitura de Jaraguá do Sul.
 
Fonte: Jornal O candeeiro | Publicado em 16/1/2025 | Clique aqui e veja a publicação original.

Como podemos ajudar?

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe.

Ver Updates Relacionados

BRASÍLIA – Sancionada na última semana, a regulamentação da reforma tributária estipula regras que farão com que sejam tributados os fundos de investimentos imobiliários do [...]

Foi publicado, na última semana, o decreto 69.314 que oficializa o acordo celebrado entre o governo do estado de São Paulo e representantes do setor [...]

plugins premium WordPress