Martinelli Updates

Como prevenir vazamentos de dados na sua empresa?

Compartilhar:

Com a Lei Geral de Proteção de Dados, os gestores se perguntam: como prevenir vazamentos de dados na minha empresa? Em 2021, o Brasil foi um dos países com maior vazamentos de dados no mundo. A Fortinet afirma que o Brasil sofreu com 103,16 bilhões de tentativas de ataques cibernéticos em 2022, um aumento de 16% com relação a 2021. O custo para lidar com a situação da violação de dados para as empresas também aumenta.

De acordo com o Relatório do Custo de Violação de Dados de 2022, o custo após um ataque cibernético representa, em média, US$ 4,35 milhões por incidente. Incidentes deste gênero acarretam um estado de alerta geral, com potencial risco de lesão aos titulares dos dados vazados e as empresas.

Como vazamentos de dados podem prejudicar o titular?

  • Criação de cartões de crédito, contas bancárias e empréstimos;
  • Uso de senhas vazadas para invadir outros serviços com a mesma senha;
  • Movimentações financeiras indevidas;
  • Transferência de bens móveis ou imóveis, entre outros prejuízos.

Como vazamentos de dados podem prejudicar a empresa?

Além de lesionar a imagem da companhia e eventuais medidas judiciais, em caso de ataque, a companhia pode ser penalizada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com multa de até R$ 50 milhões por infração.

Por isso, o compromisso com as boas práticas de proteção de dados e a colaboração para a mitigação de qualquer dano é um importante norte a seguir.

Como evitar vazamentos de dados?

Sua empresa pode tomar as seguintes medidas:

  1. orientar os colaboradores sobre as boas práticas em relação ao tratamento de dados;
  2. utilizar senhas complexas, contendo número, letras e símbolos, e alterá-las periodicamente;
  3. adotar mecanismos de proteção para dispositivos móveis que acessem a base de dados.

 

Quer conhecer outros cuidados para evitar vazamentos de dados e saber como prosseguir caso sua empresa seja vítima de um ataque cibernético? Os especialistas do Martinelli Advogados prepararam um e-book exclusivo com as informações que você precisa saber.

Como podemos ajudar?

Preencha o formulário e fale com a nossa equipe.

Ver Updates Relacionados

Esta semana foi apresentado na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em regime de urgência, o projeto de lei 730, que altera significativamente a lei [...]

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 3.817/24, que estabelece a tributação mínima de 15% sobre o lucro de multinacionais no Brasil, por [...]

plugins premium WordPress